Grupo: Renata Cáceres e Maria Olimpio da Silva
O Construtivismo[1] originou-se na Rússia em 1914-32 liderado por
Vladimir Tatlin. Foi um movimento estético de renovação artística na escultura.
que adotou as características do Cubismo e Futurismo. A Arte neste período não
deveria ser vista como pura e sim carregada de informações daquela época, como
por exemplo, as influências da indústria. Seus maiores vínculos estéticos eram
os ideais políticos revolucionários.
Vladimir Tatlin
Moscou,
1885; Moscou, 1953
Monumento a Terceira Internacional: Vladimir Tatlin simbolizou neste monumento a força revolucionária
da humanidade. O monumento contém o demonstrativo do potencial expressivo de
uma estrutura técnica moderna.
O principal objeto deste movimento
era “construir a arte, não criá-la”,
onde estes princípios eram aplicados principalmente a escultura que trazia
quatro dimensões sobrepostas a movimento e tempo. O estilo baseava-se no uso de materiais
industrializados como vidro, metal e plástico em obras tridimensionais,
chegando ao que se pode chamar de “colagem
tridimensional”.
Vladimir Tatlin. Modelo para o Momento à Terceira Internacional. 1919-20. Madeira, ferro e vidro; altura: 6,1m. (destruído; fotografia contemporânea). |
El Lissitxky
Polchinok, 1890; Moscou,
1941
Golpeie os Brancos com a Cunha: O cartaz de rua aplica as formas
suprematistas e as propagandas revolucionárias. Transmite a impressão de que a
cunha vermelha irá romper o círculo branco (velha ordem).
Durante vários períodos a arte teve a necessidade de ir
além dos modelos tradicionais; com a devastação causada pela Primeira Guerra
Mundial e a queda do antigo regime há uma busca de combinações que expressam condições
sociais e novos ideais.El Lissitzy: Golpeie os Brancos com a Cunha 1919, cartaz, Stedelijk van Abbe-Museum, Eindhove, Países Baixos |
Naum Gabo
Klimovichi, 1890;
Waterbury, 1977
Construção Linear no Espaço Número 1
Gabo explora na obra a interface entre espaço
sólido, possuindo assim um caráter escultórico fluido e não geométrico. A
utilização do material plástico dá a transparência necessária para o vão
central causando uma forte tridimensionalidade.Naum Gabo: Construção
Linear no Espaço Número 1 1944-45, plástico, 30 x 30 x |
Antoine Pevsner
Antoine Pevsner: Cabeça
C. 1926-24, 77 x 59 x
|
Aleksandr Rodchenko
São Petersburgo, 1891; Moscou,
1956
Construção Oval Suspensa, Número 12: A obra foi concebida a
partir de uma única folha de compensado, cortada em faixas concêntricas da
borda externa para o centro. Contém fios de arame que dão a fixação das faixas.
Quando Fechada a estrutura forma um plano oval.
Posteriormente o movimento
ignorou as contradições entre a criatividade e as produções utilitárias, havendo
uma separação entre o grupo que queria fazer a arte como pura (Ocidente) entre
o grupo que colocaria a arte em serviço das necessidades econômicas e políticas
do novo regime (grupo holandês De Stijl).Aleksandr Rodchenko: Construção
Oval Suspensa, Número 12 1920-21, compensado pintado e arame, 83 x 59 x
|
JANSON. H. W. e Anthony F. Introdução a História da Arte. São
Paulo: Martins Fontes, 2007.
Arte:
o guia visual definitivo/
consultor editorial Andrew Graham-Dixon; [traduzido por Eliana Rocha]. – São
Paulo: Publifolha, 2011.
501
grandes artistas/
editor geral Stephen Farthing [tradução de Marcelo Mendes e Paulo Polzonoff
jr.]. – Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
Arte
Comentada: da pré-história ao pós-moderno/ Carol Strickland; tradução Angela Lobo de Andrade –
Rido de Janeiro: Ediouro, 2004.
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