Grupo: Patrícia de Souza Porto Gonçalves, Nathalia Gouliouras e Renan Reis Braz
O Suprematismo [1] é um movimento artístico russo que surge por volta de
1913-1915 e se assemelha ao abstracionismo geométrico levando suas formas a
estética mais pura e simplificada utilizando desses para uma abstração total de
qualquer elemento que possa se assemelhar com o natural, o pintor Kazimir
Malevich foi o pioneiro nesse ramo, nascido próximo ao Kiev na Ucrânia em 12 de
fevereiro de 1878 foi criado por uma família tradicionalista que o batizou na
Igreja Católica Romana. Kazimir estudou cinco anos em escola agrícola, se
apaixona pelo campo e começa sua carreira pintando paisagens e camponeses, em
1904 mudou para Moscovo onde estudou na Escola de Pintura, Escultura e
Arquitectura de 1904 a 1910 e no estúdio de Fedor Rerberg, por volta de 1911
fez sua primeira exposição junto ao grupo Soyuz Molodyozhi. O grande
marco desse movimento foi quando Malevich decide pintar um quadrado dentro do
outro, isso por volta de 1913 – 1915, a tela se chama “quadrado negro sobre
fundo branco” causou um grande impacto nas obras supremasitas produzidas na
época. Nesse mesmo período em parceria com o poeta Mayakovsky, Malevich escreve
e publica, o manifesto do movimento, intitulado Do cubismo ao suprematismo.
Defendendo uma arte totalmente dissociada do mundo
objetivo, cujos elementos básicos são a cruz, o círculo, o triângulo e o
retângulo, tendo então, relação com o progresso da revolução industrial, o
mundo das máquinas e a necessidade de organização da sociedade russa.
Além de Malevich houveram outros artistas que seguiam
essa tendência, Aleksandr Rodchenko foi um deles, procurou trabalhar com outras
linguagens como a fotografia e o design gráfico que eram o seu forte. Nascido
em 1891 em São Petsburgo na Rússia, mas logo se mudou por conta de sua família
para Kazan em 1902, estudou na Escola de Arte de Kazan, e no Instituto
Stroganov em Moscou. Produziu suas primeiras obras abstratas em 1915 sob
influencia de Malvich, no entanto ele realmente se descobre nas fotomontagens e
no design gráfico que ainda são de grande influencia nas produções atuais, um
exemplo disso é a Fotografia de Sorrenti para a Vogue Italia, de março de 2010.
Inspirada na imagem de Rodchenko, "Fire Escape, Bulding on Miasnitskaia
Street", de 1925.
Por fim o ápice do Suprematismo se encerra no final de
1920. Propondo uma reflexão sobre a grande variedade e o desmembramento da arte
russa, os artistas então se deparam com o Construtivismo e tomam esse viés a
partir desse momento para a criação de um novo movimento artístico.
Malevich - Aeroplane Flying (Avião Voando) 1915. Óleo sobre
tela, 70 x 47 cm
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Malevich - Desk and Room
(Escrivaninha e Quarto) 1913, óleo sobre tela. 79,5 x 79,5 cm
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Malevich - Shafe (Períneo), 1917. Óleo sobre tela.
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Rodchenko - O Couraçado Potemkin, cartaz para o filme de
Eseinstein, 1926
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Sorrenti para a Vogue Italia, de março de 2010. Inspirada na imagem de Rodchenko, "Fire Escape, Bulding on Miasnitskaia Street", de 1925. |
Rodchenko, Non-Objective Composition (Composição
Não-Objetiva), 1918, Museu de Artes Dagestan, Makhachkala, Rússia.
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KAZIMIR Malevich.Quadrilátero Preto sobre ou com fundo
branco.1913-15.Óleo sobre tela, 0,24m x 0,17 m.
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fiercekrieg.blogspot.com/2011/11/rodchenko-e-moda.html
pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Rodchenko
pt.wikipedia.org/wiki/Kazimir_Malevich
JANSON,
Anthony; JANSON; H.W.,Iniciação a História da Arte. 2009 - 3ª edição - Editora
WMF Martins Fontes Ltda , São Paulo Brasil
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