sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CUBISMO

Grupo: Mariana Arndt de Souza e Willian Menkes de Oliveira

O cubismo é uma fruição do pensamento moderno, é uma fragmentação do espaço tridimensional construído a partir de um ponto de vista fixo; as coisas existem mantendo relações múltiplas, umas com as outras e mudam de aparência de acordo com o ponto de vista escolhido para olhá-las. (SYPHER, 1995, p. 196)[1]



O cubismo se originou em Paris (1907-1914), movimento que resultou em afastamentos muito mais radicais da tradição ocidental de pintura do que mesmo os acordes cromáticos expressionista de Kandinsky.



O cubismo não se propunha a abolir a representação, apenas reformá-la.  (GOMBRICH, 1981, p. 452)[2]



O principal representante do cubismo foi Pablo Picasso (1881-1973) que aos 19 anos de idade foi a Paris onde pintou assuntos que agradavam impressionistas: mendigos, marginais, vagabundos poucos e gente de circo. Evidentemente insatisfeito com sua pintura começou a estudar arte primitiva, para qual Gauguin e Matisse, haviam chamado a atenção. Picasso aprendeu a construir um rosto ou um objeto a partir de elementos muitos simples.

Eles haviam reduzido as formas da natureza a um padrão plano. (GOMBRICH, 1981, p. 456)²

Os pintores cubistas escolhem usualmente motivos familiares – guitarras, garrafas, fruteiras ou ocasionalmente, uma figura humana – onde pode facilmente encontrar o caminho através dos quadros e entender as relações entre as várias partes.

Sabemos que artistas de todos os períodos tentaram apresentar suas soluções pessoais para o paradoxo essencial da pintura: a reprodução da profundidade numa superfície plana. O cubismo foi uma tentativa, não de encobrir esse paradoxo, e sim de explorá-lo para novos efeitos. (GOMBRICH, 1981, p. 458)²

          Estudiosos identificam o surgimento do cubismo com a obra Les demoiselles d’Avignon de Picasso, influenciada pela escultura negra e pelas banhistas de Cézanne.
          Os cubistas pintam, também, a natureza morta de maneira diferente. Geometrizam o espaço para suas representações. Procuram expor todas as faces do objeto no plano. Como em todos os movimentos modernistas, a pintura deixa de copiar a realidade e passa a representar, a pintura é encarada como pintura.
         No analítico, há uma fragmentação do objeto, destruindo a forma, há mais uso de marrom e cinza. No sintético, pode-se observar melhor a forma, utilizam mais cores e feições decorativas; após um tempo apareceram outras formas de representação, entre elas a colagem (papier collé).

PRINCIPAIS REPRESENTANTES

§  Paul Cézanne
§  Pablo Picasso
§  Juan Gris
§  Umberto Boccioni
§  Georges Braque

UMBERTO BOCCIONI. Horizontal volumes. 1912. Óleo sobre tela. 95x95,5 cm. Staatsgalerie Moderner Kunst, Munich.


             Umberto Boccioni participa, também, do futurismo. No Modernismo é comum um artista participar de vários movimentos.
            Observamos nesta obra, uma representação que vai além da tridimensionalidade por tentar mostrar todas as faces do homem.

GEORGES BRAQUE. Violino e jarro (cubismo sintético). 1910. Óleo sobre tela.  117 x 73 cm. Kunstmuseum, Basel.




A desconstrução do homem moderno, que podemos observar nessas obras, se deu no período entre guerras, onde a sociedade passava por um caos e questionamento dos valores da época.
           Georges Braque teve uma cegueira temporária após ferir-se servindo a frente de batalha.

JUAN GRIS. O Pierrô (cubismo analítico). 1919. Coleção particular. Paris

Gris é outro grande nome do cubismo. Permaneceu cubista até a morte. Suas obras evoluem constantemente durante a guerra. Fez desenhos matemáticos para esquematizar suas obras, buscando uma composição harmoniosa.


PABLO PICASSO: Violino e Uvas. Pintado em 1912. Nova York,  Moseum of Mordern Art.

PABLO PICASSO. Ambroise Vollard. 1909-10. Óleo sobre tela, 0,91 mx 0,65 m. Museu Pushkin, Moscou

PABLO PICASSO. As senhoritas de Avignon. 1907. Óleo sobre tela, 2,44 mx 2,33 m. Museu de Arte Moderna, Nova York (Adquirido  através do legado de Lillie P. Bliss)

PABLO PICASSO. Três Músicos. 1921. Óleo sobre tela, 1,90 mx 2,23 m. Museu de Arte Moderna, Nova York (Fundação Simon Guggenheim)

PABLO PICASSO. Três Bailarinas. 1925. Óleo sobre tela, 2,14 mx 1,43m. Galeria Tate, Londres







[1] SYPHER, WYLIE. Do Rococó ao Cubismo. São Paulo: Editora Perspectiva S/A, 1980.
[2] GOMBRICH, E. H. A História da Arte.  2ª edição - Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
JANSON, H. W. e A. F. Iniciação à História da Arte. 3ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CAVALCANTI, CARLOS. História das Artes - da Renascença fora da Itália até nossos dias. 3ª Edição. Editora Rio, 1978.
HARRISON, CHARLES. Modernismo - movimentos da Arte Moderna. Tate Gallery, 1997.
STANKOS, NIKOS. Conceitos da arte moderna. Editora Zahar, 2000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário